Alternativas aos Despedimentos

A maioria das empresas não foram criadas para sobreviver ao nosso clima atual, e muitas não sobreviverão. Aqueles que o fizeram devem começar a tomar medidas para se preparar para futuras desacelerações no mercado. E, infelizmente, muitos dos cortes nos custos afetam a remuneração dos funcionários. Há, porém, algumas empresas que reservam orçamentos de gerenciamento de crise para proteger a compensação dos trabalhadores nessas situações. Mas sem os grandes mealheiros das grandes corporações, a maioria das empresas ainda terá que fazer cortes salariais para manter os orçamentos operacionais no mínimo e evitar demissões ou encerramentos.
Antes de fazer alterações nas taxas de remuneração dos funcionários ou pensar em despedimentos, as empresas podem considerar as seguintes opções:
1 – Redução das horas de trabalho
Uma maneira direta de minimizar as tensões no seu orçamento é reduzir as horas de trabalho dos funcionários (Ex: seis horas por dia em vez de oito) ou uma semana de trabalho mais curta (Ex: quatro dias por semana em vez de cinco). Comunique abertamente com a sua equipa para avaliar as necessidades individuais, como flexibilidade de horário para acomodar a perda de cuidados infantis ou cuidar de um parente doente ou idoso. Ao transferir temporariamente uma parte de sua força de trabalho para meio período, você pode reduzir a folha de pagamento e reter talentos.
2 – Contrato a Termo
Ao invés de contratar funcionários permanentes opte/faça a transição de alguns dos seus empregados para contratados a tempo parcial. Isto pode poupar-lhe dinheiro sem necessariamente perder os seus trabalhadores. Por outro lado, uma dispensa envolve uma separação do emprego quando há falta de trabalho disponível. O empregador pode antecipar que mais trabalho estará disponível em breve e pode chamar o funcionário de volta.
3 – Gastos Discricionários
Muitas empresas investem no envolvimento dos funcionários na forma de festas da empresa, lanches no escritório, eventos sociais etc. Se a sua cultura estiver autenticamente alinhada com o seu propósito e valores, a perda dessas vantagens não deve afetar a sua cultura ou produtividade. A quantia dessas economias pode variar de pequenas a grandes, mas mesmo as pequenas coisas podem se acumular e salvar empregos por um período de tempo.
4 – Cortes nos benefícios:
– eliminar/reduzir compra de merchandising corporativo: canetas, bonés, camisetas, etc com a marca do empregador
– cobrar refeições de funcionários que antes eram gratuitas. Mas lembre-se que muitos funcionários consideram as refeições gratuitas como um benefício altamente desejável no local de trabalho.
– controlar as despesas de viagem de alto custo, por exemplo, exigindo que os executivos voem na cabine da classe econômica ou business em vez da cabine da primeira classe.
– optar por videoconferências ao invés de viagens de negócios. Apesar das viagens de negócios serem importantes, as reuniões virtuais estabelecidas sempre que possível ajudarão a conter as despesas de viagem.
5 – Ampliação das funções dos funcionários
As pequenas empresas geralmente podem redistribuir as responsabilidades dos funcionários quando estão em crise financeira para minimizar o tempo não produtivo e manter os seus funcionários na folha de pagamento. Por exemplo, se precisar de um redator atribua essa função ao departamento de marketing.
6 – Suspensão de Novas Contratações
É importante protejer e manter os funcionários que ajudaram a expandir os seus negócios antes de trazer novos talentos – se alguém decidir sair, pense duas vezes antes de substituí-lo e mantenha as substituições apenas para contratações essenciais. Para quaisquer contratações de substituição, considere realocar funcionários para outras áreas da empresa que tenham um impacto maior no valor do cliente ou na receita da empresa. Você pode estar numa situação que exija um congelamento explícito de todas as novas contratações e contratações de substituição.
7 – Recorrer a trabalho freelance
Ao contratar trabalhadores independentes terá muitas vantagens: grande variedade de profissionais – é possível obter os serviços de diferentes profissionais; redução de custos – não há obrigações para com os freelancers, nomeadamente segurança social, subsídios de férias ou de natal, subsídio de refeições ou transporte, etc; flexibilidade de horários – o freelancer trabalha no seu próprio tempo, não estando sujeito a horário laboral; melhor comunicação e menos burocracia – a empresa faz o pedido, estipula um prazo e aguarda pela execução do que foi solicitado. Na nossa plataforma pode experienciar os nossos serviços de forma gratuita – http://www.flexitwork.com.
8 – Programas de Assistência Governamental
Existem muitos programas governamentais que incluem subsídios, diferimentos de impostos ou fundos de assistência disponíveis para empresas e indivíduos durante um estado de emergência ou crise nacional. Pode pesquisar e solicitar qualquer assistência que melhore a sua situação.
Bons negócios!