Blog

Autor
Setembro 10, 2022
Freelancer Sem comentários

Como falar com clientes

Você já foi selecionado para o projeto. Agora é fundamental saber como gerir as comunicações com os clientes e como mantê-los para futuros trabalhos.

Dicas fundamentais para ter uma relação de sucesso: preste atenção e analise o que lhe está a ser pedido, seja honesto, demonstre interesse e empatia. Pratique a paciência, seja organizado e atente no que escreve. Tenha sempre em mente os interesses do seu cliente e peça o seu parecer/feedback durante a execução do trabalho. Mostre-se disponível e facilmente acessível – é importante o cliente saber que o pode contatar com facilidade e obter uma resposta rápida. No final, detalhe o seu trabalho nas faturas.  

  


Comunique de forma eficaz

Quanto melhor você comunicar com o seu cliente desde o início, menos revisões provavelmente eles solicitarão. Deve haver uma comunicação clara e simples desde o início.
Uma comunicação clara economiza tempo, ajuda-o a trabalhar com mais eficiência e a ganhar mais dinheiro por consequência.
Certifique-se de obter tudo que foi acordado por escrito bem como o esboço do projeto. Todas as expectativas, prazos e outras informações pertinentes devem ser por escrito e acordadas desta forma. Ambos precisam de algo que possa ser consultado, se necessário.
Não assuma que estão de acordo até que ambos tenham revisado o projeto por escrito.

Faça Perguntas

Se há algo em que não está claro e você tem dúvidas não tenha medo de fazer perguntas. Você quer ter a certeza de que sabe o que o cliente quer. Se quer evitar revisões intermináveis ou uma rejeição total do trabalho esclareça as suas dúvidas.

Ofereça Conselhos

Tenha cuidado ao oferecer conselhos. Alguns clientes sabem extamente o que querem e como querem o trabalho feito e não estão abertos a sugestões.

Há, no entanto, clientes que se mostram recetivos e pedem o seu feedback.  Nesse caso a sua opinião pode ajudar a melhorar o projeto e deixar o cliente mais feliz. Seja honesto e discreto quando oferecer os seus conselhos.


Para qualquer questão por favor entre em contato aqui.

Comentário