Blog

Autor
Agosto 16, 2022
Freelancer Sem comentários

Como me posso tornar um freelancer?

Com cada vez mais profissionais a aderirem a uma carreira freelancer muitos querem saber exatamente quais os passos a tomar. Confira:

1 – Inscreva-se numa plataforma de freelancers. A Flexitwork é uma plataforma de freelancers criada recentemente e em expansão com excelentes ofertas para os seus clientes – www.flexitwork.com

2 – Coloque uma fotografia. Quando se registar não se esqueça de pôr uma fotografia. Não há nada como vêr uma cara associada a um nome – adiciona um elemento humano às suas interações. Os potenciais clientes podem ver com quem estão a falar. Use uma boa imagem que seja bem iluminada e adequada para interagir com os clientes. Escolher um estilo casual ou profissional fica ao seu critério. 

3 – Aprenda a estruturar a sua experiência. Reserve algum tempo para avaliar que habilidades você desenvolveu com experiência. Você precisa descobrir no que é bom e se tornar um especialista nisso. Isso será muito importante para atender às necessidades das empresas suas clientes. Depois de desenvolver uma área de especialização, você precisa aprender a comunicar o seu valor de forma clara e concisa através do seu portfólio destacando referências ou recomendações de clientes.

4 – Aprenda as necessidades do mercado. Pesquise para descobrir o que as pessoas estão à procura, em que tipos de projetos as pessoas precisam de apoio. 

5 – Defina o preço das suas habilidades. Transforme os seus talentos em produtos ou serviços que as pessoas podem comprar. Olhe para o mercado de trabalho para ver o que outras pessoas estão a cobrar por um trabalho semelhante e use isso como ponto de referência para calcular as suas taxas. Para calcular seus preços leve em consideração os seus custos, mas também as taxas de mercado atuais.

6 – Trabalhe a sua confiança. Saiba que o que você pode oferecer é crucial e assuma isso. A maioria das organizações não possui todas as habilidades e experiências necessárias. Elas precisam das suas habilidades. Mesmo que outro freelancer tenha um talento semelhante, ele não é você. Portanto, não apenas venda suas habilidades – venda a sua imagem.

7 – Crie relações de confiança com os seus clientes. Seja responsável, cordial, cumpra os prazos acordados e não se comprometa com algo que não pode cumprir.

8 – Use ferramentas para o ajudar a organizar o seu trabalho. Como freelancer, você terá algum trabalho a gerir várias coisas ao mesmo tempo: relações com clientes, prazos de entrega de cada projeto, faturação e negociação de contratos. Existem ferramentas para basicamente todas as tarefas que um freelancer pode precisar fazer e incluem ferramentas de gestão de comunicação, gestão de projetos e contabilidade. Não exagere nas ferramentas que usa pois elas demoram tempo a gerir, escolha a que melhor de adapta às suas necessidades.

Para qualquer questão entre em contato connosco aqui.

Comentário