Blog

.
6 de Dezembro, 2022
Uncategorized Sem comentários

Como posso planear as minhas finanças?


Num clima de instabilidade económica como o que vivemos atualmente indivíduos comuns e empresas debatem-se para planearem as suas finanças e gerirem os seus recursos de forma bem sucedida.

Se por um lado nós não controlamos o que acontece a nível político, económico, social, ambiental, etc. – fatores externos ao nosso controle – nós podemos gerirmo-nos a nós próprios e ter controle sobre as nossas ações traçando planos bem delineados:

1 – Ter um fundo de emergência/poupança idealmente para cobrir as despesas de 6 ou 9 meses pode ajudar bastante. Isto implicaria todos os meses você colocar uma parte do seu ordenado para uma conta poupança. Para ser bem sucedido você provavelmente terá que analisar os gastos supérfulos e/ou dos quais pode prescindir e tomar a decisão de os retirar do seu orçamento mensal.

2 – Defina um novo orçamento – um novo orçamento mensal pode ajudá-lo a fazer os ajustes necessários. Se na sua família só um dos membros familiares trabalha leve em consideração quanto você economizará cortando despesas relacionadas ao trabalho, como deslocamento, refeições, bem como outras despesas que você não terá mais como a creche no caso de ter crianças. Além de suas necessidades do dia-a-dia, também é importante incluir o seu plano de poupança no seu orçamento. Você deve continuar economizando para objetivos de longo prazo, como a aposentadoria.

3 – Informe-se dos benefícios fiscais a que tem direito: regimes especiais de tributação em forma de isenção, redução de base de cálculo, crédito presumido, redução de taxas, outras desonerações integrais ou parciais, etc.

4 – Comece a cortar nos custos o mais breve possível. Imprima uma lista de todas as suas despesas mensais, circule tudo do que você pode prescindir e retire essas despesas. Dependendo da sua situação, isso pode significar qualquer coisa, desde cancelar a mensalidade do ginásio, TV cabo, vender um segundo carro ou mudar para uma casa mais barata. Estas medidas podem levar meses a ser postas em ação por isso comece imediatamente.

5 – Pague as suas dívidas. Dívidas com juros altos num cartão de crédito, carro ou empréstimo podem estourar o orçamento – e muitas vezes tornam impossível viver de um só ordenado. Calcule quanto tempo você levaria para pagar as dívidas.

6 – Invista tempo, poupe dinheiro. Se um dos membros da família tem a possibilidade de ficar em casa com os filhos, dedique-se a atividades com os seus filhos, um novo hobby ou melhorias na casa. Se você tinha empregada de limpeza, jardineiro, babysitter, pet sitter ou dependia de comida de restaurante para almoçar ou jantar porque ninguém tinha tempo para cozinhar, isso pode não ser mais necessário.

Não precisa desconectar-se totalmente do mundo do trabalho: uma pequena quantidade de trabalho freelance ou consultoria pode trazer dinheiro extra.

7 – Determine como vão ser administradas as finanças

Algumas famílias decidem que quem tem mais tempo deve lidar com questões financeiras, enquanto outras preferem ter os dois parceiros envolvidos. Você precisará revisar suas contas bancárias como parte desse processo.

Para qualquer questão por favor entre em contato aqui.

www.flexitwork.com

Comentário