Blog

Autor
Agosto 29, 2022
Freelancer Sem comentários

Como ser um freelancer de sucesso

O que é ser freelancer?

Freelancing é o ato de trabalhar autonomamente para vários clientes. É quando você usa suas competências, educação e experiência para trabalhar com vários clientes e assumir várias tarefas sem se comprometer com um único empregador. Os freelancers geralmente cobram por projeto, embora alguns possam negociar com um cliente um salário por hora ou por dia. É você quem decide o número de projetos que pode realizar e define as suas próprias taxas. Os freelancers têm flexibilidade horária e são responsáveis por concluir os projetos no prazo acordado. Os freelancers são também responsáveis por se publicitar para encontrar potenciais clientes.

Como me tornar um freelancer de sucesso?

Para se tornar um freelancer de sucesso você precisa de determinação, de tempo e resiliência.

Se você está a iniciar-se agora como freelancer:

1. Junte-se a uma plataforma freelance

A primeira coisa a fazer é vender os seus serviços numa plataforma para freelancers. Empresas e profissionais saberão onde encontrar você e você estará cercado por potenciais clientes. A Flexitwork é uma nova plataforma de talentos freelance com profissionais das mais diversas áreas.

Você insere todos as suas habilidades, experiência, educação, portfólio e outras informações básicas. Dessa forma, os potenciais clientes podem analisar o seu perfil e decidir se você está apto para o trabalho que eles desejam realizar. Os clientes podem contatá-lo diretamente e fazer perguntas para conhecê-lo melhor antes de decidir contratá-lo.

2. Especifique o seu nicho

Um erro comum que muitos freelancers cometem é ser muito amplos quando se trata das suas habilidades. Você não vai trabalhar num emprego generalista.A maior parte dos clientes procura freelancers que possam realizar trabalhos específicos consecutivamente. Portanto, em vez de generalizar suas habilidades, tente vender especificamente dentro do seu nicho. Se você é um escritor, pode optar por “escrita de artigos científicos” ou “escrita de blogues”.

3. Seja ativo e responsivo

Você não pode simplesmente criar uma conta e abandoná-la até conseguir um cliente. Se você é novo e inexperiente, há uma grande possibilidade dos clientes se afastarem por causa disso. Nesse caso, você precisará perseguir você mesmo as oportunidades.

Pode também considerar ter uma taxa horária mais baixa se for novo. No entanto, você não pode tê-la muito baixa caso contrário os clientes podem pensar que você só produz um trabalho abaixo da média. Torná-la razoável, mas menor do que a maioria dos freelancers.

Seja o mais receptivo possível – responda a quaisquer perguntas que os clientes tenham assim que as receber e seja sempre profissional e educado. Se você for contratado, certifique-se de que faculta atualizações constantes para garantir ao seu cliente que o projeto é feito rapidamente e entregue no prazo.

Para qualquer questão entre em contato aqui.

www.flexitwork.com

Comentário