Blog

.
Setembro 19, 2022
Empregador Sem comentários

Gerir Equipas remotamente


Como posso gerir Equipas remotamente


O surto de COVID-19 levou muitos empregadores a mudar para um modelo de trabalho remoto para o máximo possível de funcionários numa tentativa de limitar a propagação do vírus.

Muitas Empresas continuam a manter o trabalho 100% remoto ou híbrido ( com idas pontuais ao escritório) porque constataram que o trabalho remoto para além de ajudar na prevenção da propagação de doenças ( diretamente relacionada à produtividade), aumentou a produtividade dos trabalhadores.
Constatou-se que trabalhar remotamente melhora o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, aumenta a produtividade e promove estilos de vida mais saudáveis. Os trabalhadores eliminam custos de transportes, gostam da flexibilidade, experienciam menos stress e, em muitos casos, trabalham mais
horas em casa do que no escritório.

Trabalhar por casa pode tornar mais difícil equilibrar as responsabilidades de trabalho e vida pessoal o que é crucial para a saúde mental e o sucesso do negócio. Assim sendo, incentive os seus freelancers e trabalhadores a:


1 – Eliminar distrações

Mensagens de texto, telefonemas e redes sociais são distrações que os trabalhadores domésticos podem enfrentar. Incentive-os a silenciar os seus telefones, a criar um espaço próprio de trabalho e a ficar longe de áreas da casa que possam levá-los a distrações.


2 – Se manterem organizados

Sugira que façam pausas de 5 minutos no final de 25 minutos de trabalho. Podem repetir a sequência até 4 vezes e depois alargar o período de pausa e voltar a repetir a sequência até 4 vezes novamente. Fazem isso até que seu horário de trabalho termine. É uma técnica que pode ajudar os seus funcionários a descomprimir e voltar mais focados.
Noutros dias, podem definir horários de trabalho – manter o mesmo horário que faziam quando trabalhavam no escritório é uma rotina que pode ajudar os seus trabalhadores a se sentirem mais organizados e eficientes.


3 – Fazer pausas

Fazer pausas ao longo do dia é muito importante para evitar o cansaço extremo. Apresente sugestões do que podem fazer nos seus períodos de pausa: meditar, ligar a um amigo, passear, preparar uma refeição saudável, etc.


4 – Terem disponíveis todas as ferramentas necessária


Certifique-se que as suas equipas remotas têm as ferramentas adequadas para fazer o seu trabalho fora do escritório. Pode organizar curtas sessões sobre aplicativos de software específicos necessários ao seu trabalho, implementar aplicativos que ajudem os negócios e promovam a comunicação. É importante também o acesso destes trabalhadores à equipa de informática para que possam resolver problemas técnicos rapidamente.


5 – Ter uma lista de tarefas

Incentive os funcionários a usar aplicativos de organização de tarefas para anotarem o que desejam realizar diariamente e não saltarem de tarefa em tarefa.


6 – Comunicar

Quando você e sua equipa trabalham remotamente, a comunicação é fundamental. Agende reuniões diárias ou semanais para discutir, priorizar projetos e definir prazos para que todos tomem o mesmo rumo. É importante reunir os seus funcionários pelo menos uma vez por semana usando videoconferência – isso ajudará a manter os trabalhadores remotos ligados à Empresa e ajudará todos a sentirem-se parte integrante da equipa.
Continue a fazer avaliações de desempenho constantes e a organizar formações – é importante que os trabalhadores se mantenham atualizados e com perspectivas de progressão na carreira.

Para qualquer questão por favor entre em contato aqui.

www.flexitwork.com

Comentário