Blog

Autor
Agosto 19, 2022
Empregador Sem comentários

Inovação nos Negócios

Para prosperar num cenário competitivo, as empresas devem estar dispostas a se adaptar e mudar.

Assim, analisando o seu negócio de forma geral reflita se a inovação é necessária para um novo e útil produto, serviço, modelo de negócios ou estratégia. A inovação não precisa ser radical, às vezes mudar até mesmo um elemento pode trazer resultados significativos.

1 – Inovação de produto é o desenvolvimento ou melhoria de produtos de uma forma que tenta resolver problemas para consumidores, clientes, empresas ou sociedade em geral. Muitas dessas inovações podem ser tangíveis e passar pelo uso de novas tecnologias ou apenas melhorias substanciais das existentes.

2 – As organizações podem abordar a Inovação dos Serviços de quatro maneiras: inovação dos novos serviços, inovação dos serviços centrais, inovação na prestação de serviços e inovação dos serviços suplementares.

A inovação de novos serviços é a consequência do entendimento de que um serviço novo ou relacionados com o serviço atual pode ajudar o cliente a exercer melhor as suas funções. A inovação do serviço principal trata-se de ajudar o cliente a realizar melhor o trabalho principal, melhorando um serviço atual ou introduzindo novos serviços. A inovação na entrega de serviços vem da melhoria de como o cliente obtém os benefícios de um serviço ao realizar um trabalho principal. E a inovação de serviço suplementar vem de ajudar o cliente a realizar trabalhos relacionados ao uso ou consumo de um produto.

3 – Inovação do modelo de negócios exige que as organizações identifiquem quais de seus processos, produtos ou serviços podem ser melhorados para aumentar o lucro da empresa. A inovação neste caso pode-se referir à formação de novas parcerias, terceirização de tarefas específicas ou implementação de novas tecnologias.

4 – Uma estratégia de inovação traduz-se numa missão comum de inovar com a criação dum plano detalhado que visa criar novo valor, pelo qual os clientes estão dispostos a pagar. Inclui um conjunto de políticas ou comportamentos voltados para alcançar o crescimento organizacional futuro. As inovações surgem de ambientes e procedimentos que são deliberadamente projetados para facilitar o seu desenvolvimento. Uma estratégia de inovação eficaz pode esclarecer prioridades e objetivos, formas de continuar a inovar de maneira estratégica e identificar como ajudar a empresa a alcançar sucesso.

A Inovação é importante pois desafios e imprevistos são inevitáveis nos negócios. A inovação pode ajudar as empresas a ficar à frente e a expandir. A inovação permite a adaptação às mudanças e superação dos desafios que a mesma implica, promove o crescimento dos negócios num mercado cada vez mais competitivo e separa as empresas dos seus concorrentes distinguindo-as dos mesmos.

Bons negócios!

Para qualquer questão entre em contato connosco aqui

www.flexitwork.com

Comentário