Blog

Autor
Setembro 7, 2022
Freelancer Sem comentários

Resiliência no Trabalho


Resiliência no sentido figurativo significa a capacidade natural para se recuperar de uma situação adversa superando com facilidade os problemas que aparecem e, ainda, ser capaz de se adaptar a situações pouco favoráveis.

Em vez de deixar as dificuldades, eventos traumáticos ou fracassos drenar sua determinação, as pessoas altamente resilientes encontram uma maneira de mudar de rumo, curar-se emocionalmente e continuar avançando em direção aos  seus objetivos.

No trabalho é uma habilidade que pode ser facilmente notada em grandes líderes. Aqui, ela é necessária para encarar a pressão e competição do mercado, para atravessar momentos difíceis, para lidar com problemas entre colaboradores etc.


Então, como podemos desenvolver a resiliência?

1 – Tenha vontade em ser resiliente

Decida-se a ser resiliente e comprometa-se a cumprir o seu objetivo. Sempre que se encontrar perante uma situação adversa, relembre a si mesmo qual o caminho que quer tomar – ultrapassar as situações adversas o mais rapidamente possível e sem danos.

2 – Regule as suas emoções, reconheça o fracasso e controle os impactos do stress

É importante reconhecermos as nossas emoções, dar voz às mesmas  (sinto-me triste / frustrado/ assustado, etc) para as podermos posteriormente regular, por exemplo, através de exercícios de respiração, expressão artística e desenvolvimento do auto-conhecimento. É fundamental lidar com a verdade – não adianta dizer que está tudo bem quando está tudo caótico.  Para controlar os impactos do stress reconheça o que lhe causa stress, aprenda a delegar prioridades, seja menos exigente consigo próprio, faça exercício físico e, se necessário, faça terapia.

3 – Rodeie-se de pessoas positivas

Escolha bem os seus amigos e pessoas com quem convive porque elas afetam-nos e influenciam-nos inconsciente de forma positiva e/ou negativa.

4 – Pratique o otimismo

Cultivar o momento presente, criar um diário de gratidão, identificar as causas do pessimismo, lembrar as coisas positivas, sorrir mais e ser mais positivo são algumas formas de praticar o otimismo.

5 – Aprenda com os erros

Admita que errou, examine o erro e ponha em prática o que aprendeu.

6 – Veja as coisas numa perspectiva diferente

Reformule os seus pensamentos., recite um monólogo interior positivo e enquadre as situações numa perspectiva maior.

7 – Aceite que a mudança faz parte da vida

A mudança é uma parte inevitável da vida. Acontece quer estejamos preparados ou não. Um dos segredos de viver com sucesso é aprender a lidar com as mudanças que vêm até nós. Não reconhecer a mudança pode, em última instância, trazer resultados negativos.

8 – Tenha os seus objetivos em mente

Primeiro, considere o que você deseja alcançar e, em seguida, comprometa-se com isso. Defina metas SMART (específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com prazo determinado) que o motivem e anote-as para torná-las tangíveis. Em seguida, planeie as etapas a seguir para atingir o seu objetivo e risque cada uma à medida que trabalha nelas.

9 – Tome acções decisivas

Não fique petrificado na indecisão, simplifique e tome ações com rapidez e confiança. Em situações de emergência, deve-se ser capaz de tomar medidas decisivas.

10 – Seja assertivo

Comunique com clareza e dê voz às suas necessidades, ouça bem o que lhe é pedido, tome responsabilidade pelas suas ações e defenda os seus direitos.

Para qualquer questão por favor entre em contato aqui.
www.flexitwork.com

Comentário